Terapia Regressiva
A Terapia Regressiva praticada por Ana Paula Lago, resulta da síntese de estudos e vivências que recorrem a ensinamentos da área da kinesiologia, da psicanálise, e de diversas tradições espirituais. Consiste numa avaliação do sistema energético da pessoa no momento presente procurando a identificação de determinados padrões e a dissolução de bloqueios, bem como a recuperação e integração de partes perdidas da alma. Isso poderá implicar re-experienciar cenas da infância ou de eventuais "vidas passadas" de forma consciente, que conduzam à libertação de cargas físicas presentes no corpo, à liberação emocional, e à desprogramação de cargas mentais que poderão estar na base dos padrões experienciados na vida actual.
Recorrendo à kinesiologia, como método indutor, a terapeuta não recorre à hipnose, como é prática habitual neste tipo de terapia, sendo que a pessoa permanece consciente e presente em todo o processo, até porque as situações que vão surgindo ao longo da sessão vão sendo resolvidas pela própria pessoa, num processo que se desenrola sempre em parceria com a terapeuta.
Com técnicas retiradas da Kinesiologia (testes musculares) e da terapia emotiva integradora (integração de emoções antigas no Centro do Corpo) esta terapia é especialmente indicada para:
• Encontrar todo o tipo de cargas emocionais, mentais e físicas assim como as vivências que causam os comportamentos problemáticos (Uma vez identificadas, são então seguidas até à sua origem, por todo o tipo de situações passadas, procedendo-se à sua descarga com uma eficiência surpreendente.)
• Encontrar apegos espirituais ou de energia (obsessões ou pseudo-obsessões), e a sua remoção, para verificar se a pessoa está totalmente livre.
• Em casos de depressão ou em casos onde existem efeitos de dependências, ou fobias, e outras dificuldades.
Enquanto muitas terapias se baseiam principalmente no nível mental, a Terapia Regressiva realiza uma síntese eficiente de Freud, Jung, Reich, Psicodrama, Psicologia Espiritual e Tradições Xamânicas, transformando simultaneamente corpo, mente, emoções e espírito.
Assuntos inacabados, que resultam em padrões que vêm se repetindo em várias vidas podem em geral ser resolvidos em poucas sessões e muitas vezes uma única sessão é suficiente.